

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da equipe de Rádio Patrulhamento com Motocicleta, realizou uma palestra educativa sobre ações de combate à violência para alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Escola Estadual Fúlvio Morganti, em Ibaté.
A atividade integrou a Operação “Caminhos Seguros” e foi conduzida pelos policiais SD PM Donizetti e SD PM Rubens, instrutor da corporação. Durante o encontro, os estudantes participaram de orientações voltadas à conscientização sobre sentimentos e comportamentos que podem desencadear situações de violência.
De forma simples, didática e adequada à faixa etária dos alunos, os policiais abordaram principalmente o sentimento da raiva, apontado como uma das principais causas de conflitos que acabam fugindo do controle. A palestra contou ainda com exemplos práticos e interação direta com os estudantes, incentivando a participação ativa e a reflexão sobre respeito, diálogo e convivência saudável.
A iniciativa reforça o trabalho preventivo desenvolvido pela Polícia Militar junto às escolas, buscando aproximar os jovens das ações de cidadania e promover a cultura da paz no ambiente escolar.