Um morador de Ibaté foi vítima de estelionato virtual após cair em um golpe que usava a identidade falsa do Governo Federal para enganar aposentados. A fraude ocorreu no início do mês, sendo comunicada oficialmente à Delegacia de Polícia de Ibaté no dia 6 de maio.
Segundo o relato, a vítima recebeu um e-mail supostamente enviado por um órgão do governo, contendo um link para um vídeo com informações sobre valores que poderiam ser devolvidos aos aposentados. O vídeo levava a um segundo link, onde foi solicitado o CPF da vítima. Após o preenchimento, apareceram na tela todos os dados pessoais da vítima, além de um valor a ser supostamente restituído: R$ 5.960,00.
Para liberar o valor, uma pessoa que se identificou como agente do Governo Federal, usando o nome de "Roberta", solicitou um pagamento antecipado de R$ 61,90 referente a um "imposto". A vítima então realizou um PIX para a chave fornecida, em nome de uma empresa chamada "Word Technology LTDA".
Após a transferência, a vítima não conseguiu mais contato com os supostos agentes. Procurando auxílio, ela relatou o caso ao banco, que a orientou a registrar um boletim de ocorrência para tentar o estorno do valor e viabilizar eventuais medidas legais.
A Polícia Civil investiga o caso como estelionato, conforme o artigo 171 do Código Penal.