

A Prefeitura de Ibaté realiza, durante o mês de maio, uma programação especial da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, denúncia e proteção da infância e adolescência.
A programação contará com palestras, rodas de conversa e exposição itinerante, envolvendo profissionais da rede de proteção, educadores, famílias e a comunidade em geral.
As atividades começam no dia 18 de maio, com a palestra “Prevenção ao abuso sexual infantil: o papel da rede de proteção”, ministrada por Rita de Kássia Cândido, às 14h30, na Secretaria de Educação, localizada na Avenida São João, ao lado da Biblioteca Municipal.
Também no dia 18, acontecem rodas de conversa com o tema “Quebrando o silêncio, fortalecendo a proteção”. As ações serão realizadas às 8h, na UBS Jardim Cruzado, e às 10h, na UBS Jardim Icaraí, reforçando a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas.
No dia 26 de maio, a Secretaria de Assistência Social recebe a roda de conversa “18 de Maio: Tipos de violência e ações protetivas”, conduzida por Nayara Fornazieri, às 10h30.
Já no dia 29 de maio, o Centro Cultural recebe uma atividade voltada às crianças com orientações sobre como buscar ajuda em situações de violência.
Entre os dias 18 e 22 de maio, o Centro Cultural também será palco da Exposição Itinerante com trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas municipais EM Ruth Zavaglia Gomes, EM Ernesto Spilla e EM Claudio Davi da Costa Telles.
A Prefeitura reforça que proteger crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade. Casos de suspeita ou confirmação de violência podem ser denunciados pelo Disque 100, Polícia Militar no 190 e Guarda Civil Municipal pelo 153.
