Na manhã deste sábado (5), por volta das 9h, comerciantes da avenida São João, em Ibaté, relataram estarem sendo vítimas de um novo golpe no comércio. De acordo com os lojistas, o golpista compra algum produto e, na hora de passar o cartão, não digita a senha imediatamente. Em vez disso, ele acessa o menu da máquina e verifica o valor da última venda realizada.
Com essa informação, o golpista diz que seu cartão só tem limite no valor que ele viu na última venda e pede para passar exatamente aquele valor. Na hora de digitar a senha novamente, ele aplica o golpe final: solicita ao atendente para reimprimir o comprovante da última venda, fazendo o comerciante acreditar que aquele comprovante é da venda atual.
Muitos só percebem o golpe no final do dia, quando conferem o caixa e notam que a venda não foi registrada. Por isso, a orientação é sempre conferir a data e o horário do comprovante antes de entregar o produto ao cliente.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar reforçam que, diante de qualquer atitude suspeita, os comerciantes devem manter atenção redobrada, jamais permitir que clientes mexam na máquina e registrar boletim de ocorrência imediatamente.
A comunidade pode ajudar denunciando anonimamente qualquer atividade suspeita pelo telefone 190 ou junto à Guarda Municipal de Ibaté, através do 153.